Hoje é dia do Imigrante Italiano.
Parabéns aos corajosos imigrantes italianos, que enfrentaram uma longa e árdua viagem para buscar novas oportunidades em terras desconhecidas.
Quanto orgulho dos meus bisavós Enrico Tognon e Amabile Mezzalira - Nascidos e Casados na Região do Veneto (bisavós paternos) e Francesco Saccomanno e Rosaria Vercillo nascidos e casados na região da Calábria (bisavós maternos), que deixaram a Itália com seus filhos menores e em condições precárias dentro dos navios por longos dias em busca de um lugar ao sol no Basil.
E como eles milhões de outros imigrantes italianos, foram chegando e trazendo seu trabalho, sua força nas lavouras deste país, com o café, a uva e tantos outros trabalhos braçais. Trouxeram a culinária e música italiana e tantas outras coisas de suas culturas. Como tenho orgulho e amo a história de vida destes meus nonos.
Sinto um orgulho tremendo de ver que estamos aqui, firmes e fortes e somos a continuação do projeto deles.
Reconheço o vosso esforço e de todos os italianos que aqui chegaram.
O “DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO” foi instituído a partir do projeto de lei de autoria do senador Gerson Camata, do Espírito Santo, a Lei 11.687/08 define 21 de fevereiro como o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data lembra a chegada da primeira leva, com 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil, ocorrida em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do Vapor Sofia. A lei foi sancionada pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, em 2 de junho (data significativa para a Itália, sendo o dia da República) de 2008. A data comemorativa de 21 de fevereiro representa a importância simbólica como resgate histórico do processo da imigração italiana no Brasil. —  sentindo-se abençoada.
Rosa e Francesco - vieram da Calábria
Nenhum comentário:
Postar um comentário