domingo, 27 de março de 2016

Rondelli - Roldana - Arruela

Apesar de parecer um nome Italiano, o Termo ou a palavra Rondelli, como um prato "massa" é inexistente no território italiano.
Rondelli na Itália é um sobrenome de uma família. 
Também é uma peça que é usada na catraca, como uma roldana/arruela vendido nas lojas de ferramentaria.
Fui para o dicionário e lá encontrei Rondella = arruela

Decepcionada e não querendo acreditar, fui as pesquisas... E olha que perguntei para vários amigos italianos natos que nunca saíram da Itália , o que seria Rondelli? e todos fizeram cara de uê, ou de cara me responderam ser um sobrenome ou a tal peça da catraca.



Termo em italiano para o rocambole de massa mais parecido com Rondelli chama-se Rotoli ou Rotolini e aonde achamos receitas bem parecidas como nosso Rondelli, que acredito fielmente ter sido criado no Brasil, mais precisamente nas Cantinas de São Paulo.

Em pesquisa descobri que uma das primeiras cantinas a usar este prato, surgiu no final dos anos 80, foi a Cantina Matterello, na Vila Madalena, que hoje já não existe mais e depois disso, acredito,pois não possuo dados oficiais e nem históricos, se alastrou por muitos outros estabelecimentos do gênero em São Paulo/SP e por todos os cantos do Brasil.

E por que fui atrás da pesquisa? 

Meu marido fazendo um Masterclass de massas, me contou que um aluno perguntou ao chef italiano se ele ia explicar como fazer Rondelli, o chef não entendeu e perguntou o que seria Rondelli, como na Itália não existe e o chef curioso sobre o que seria este tal Rondelli,  foram para o Google ver a foto do tal prato, aí descobriram que o Rondelli não é um prato italiano.


Quando ele chegou em casa e me contou, apesar de nunca ter comido na casa de meus familiares italianos, fiquei decepcionada e fui as buscas. 

Como as cantinas e todos os restaurantes italianos vendem este prato sendo italiano? 

Decepção total...nas buscas até restaurantes e cantinas de grandes nomes, anunciam em seu cardápio o Rondelli sendo um prato italiano...triste.

Gosta de Rondelli? 
Ok, eu também gosto, mas agora já sabemos que o Rondelli é um prato brasileiro e na Itália nunca, jamais, peça um prato de Rondelli....rsrsrs...para não corrermos o risco de vir um prato de roldanas ou arruelas...kkk.

Acesse nosso grupo no facebook 🇮🇹❤️Coisas da Bela Itália❤️🇮🇹 

sábado, 26 de março de 2016

Os símbolos da Páscoa

A Páscoa, para os hebreus, era a festa que celebrava a passagem da escravidão do Egito para a libertação.

Já para os cristãos significa a passagem da morte para a vida, com a morte de Cristo e sua ressurreição.


 

Os ovos de Páscoa trazem a idéia de nascimento, começo de vida. Os cristãos primitivos aproveitaram o costume de presentear com ovos coloridos, realizado por muitos povos da antigüidade, para lembrar a ressurreição de Jesus. A substituição de ovos cozidos pelos de chocolate pode ser explicada pela abstinência de produtos de origem animal que alguns cristãos fazem durante a Quaresma.



 

O coelho tornou-se símbolo pascal por sua grande fecundidade. Representa a Igreja que, pelo poder do Cristo, é fecunda na missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Fertilidade e a esperança de vida nova. 



 

O Círio Pascal, uma vela grande que é acesa no Sábado de Aleluia, significa “Cristo, luz dos povos”. Os símbolos Alfa e Ômega, nela gravados, querem dizer que “Deus é princípio e fim de tudo”.

A luz da vela representa a ressureição de Cristo.



 

A cruz simboliza o sofrimento e a ressurreição de Cristo.




 

O Cordeiro é o próprio Cristo, “filho e cordeiro de Deus” que foi sacrificado para salvar a humanidade.

Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi 

crucificado para libertar os homens de seus pecados.



 

 O pão e o vinho, usados por Cristo na Última Ceia, eram os principais alimentos da época, e representam o corpo e o sangue de Cristo.

São símbolos para celebrar a vida eterna.

 


 Aleluia é uma palavra hebraica que significa “louvem o Senhor com alegria”.

 


O bolo criado na Itália em forma de pomba, conhecido como colomba pascal, retrata a vinda do Espírito Santo de Deus.

A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.


Acesse nosso grupo no Facebook 🇮🇹❤️Coisas da Bela Itália❤️🇮🇹 e fique por dentro das curiosidades, cultura, gastronomia e tudo deste belo país.

quinta-feira, 24 de março de 2016

I pupi con L'uovo. - Os bonecos com ovo

Os bonecos com ovo.

           
O ovo é o símbolo para as festividades da Páscoa, mas sempre foi considerado, uma vez que mesmo antigo símbolo da vida, fertilidade e pureza.

 

Conta-se que na época da guerra ninguém tinha dinheiro para comprar nada para as crianças e aí criaram biscoitos com ovos para diversão da criançada.

 

A tradição acontece da região central da Itália para o sul, sendo muito forte o costume e tradição na Sicília.

                                                                  
        

 

Mesmo na Sicília, hoje há o uso de dar ovos de chocolate, mas o costume típico do "I pupi con l'uovo é de quase toda a ilha, para ter à mesa colorida de ovos cozidos e preparar "o fantoches cu l'óvulos "biscoitos de várias formas contendo, imersos ou afloramento, um ovo.

 

As formas destas sobremesas caseiras são muitas e muitas vezes curiosa, como os nomes com que são chamados nas regiões: aceddi cu l'óvulos, Panarina, cuddura, cudduredda .... são preparados nos dias antes da Páscoa e são relativamente fáceis de fazer de diversos símbolos e modelos,  muito apreciado pelas crianças.

 

Vai ou está na Itália ? Tenha o prazer de saboreá-los!

                                    
Fotos retiradas da internet.

sábado, 19 de março de 2016

Festa Del Papà

Dia dos  Pais na Itália,

 


Começou  nas primeiras décadas do século XX, para comemorar a paternidade dos pais em geral. 

 

A festa é celebrada em várias datas ao redor do mundo, muitas vezes acompanhado pela entrega de um presente para seu pai e na Itália acontece sempre no dia de São José - 19 de Março.

 

Como em muitos países de tradição católica, Dia dos Pais é comemorado no dia de São José, pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria, um símbolo de humildade e dedicação.

 

No Martirológio Romano, 19 de março, n. 1: "Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria: homem certo, que era descendente de Davi, serviu como pai para o Filho de Deus, Jesus Cristo, que queria ser chamado de filho de José e ser seu submisso como uma criança a seu pai. A Igreja venera com especial honra-o como patrono, colocada pelo Senhor sob a custódia de sua família. 

 

São José (San Giuseppe) na tradição popular também protege os órfãos, jovens solteiras e os menos afortunados. 

 

Em  algumas áreas da Sicília - sul da Itália, 19 de março se tem a tradição de convidar os pobres para o almoço. Em outras áreas do festival coincide com a festa do fim do inverno como ritos, queimando os campos para trabalhar e nas praças são acesas fogueiras a serem superadas com um salto.

 

O doce típico da festa tem variações regionais, mas se baseia principalmente nos cremes e / ou compotas com massa semelhantes aos do donuts.

 

Segundo a história,  após a fuga para o Egito com Maria e Jesus, São José teve que vender panquecas para ser capaz de sustentar a sua família em uma terra estrangeira. Eles são feitos com massa semelhante a sopros de creme, uma forma plana, e pode ser frito ou cozido, encima é colocado normalmente creme e geléia de cereja.

 

Toscana e Umbria se espalhou como o típico panqueca de arroz doce, feito com arroz cozido no leite e aromatizado com especiarias e licores, depois frito.

 

No norte da Itália , no entanto, um doce típico da festa é o Raviola (concha pequena de massa ou de rosca massa dobrada sobre uma colher de geléia, creme ou outro recheado, em seguida, cozido ou frito).

Foto: Zeppole di San Giuseppe

 

A Trebbo di Reno, perto de Bolonha, realizada anualmente no terceiro domingo do mês de março, o tradicional e multicentenaria "festa de Raviola", que abrange ambos os ritos religiosos entre outros eventos que atraem parentes, visitantes e turistas do país. 

 

Em algumas regiões da Itália central (especialmente Toscana, Umbria e Lazio) que são típicas de doces, sempre frito, feito com arroz cozido no leite, além de sabor doce vinho, uvas passas ou frutas cristalizadas e quais são chamados de panquecas.

 

Na Sicília, a tradição Catanese típico e se espalhou por toda a ilha, são as peças-doce frita em forma ou varas feitas de arroz, temperado com casca de laranja e mel, conhecido como rosquinhas de arroz ou arroz crispelle.


 

Um lindo dia doce para todos os pais do  Grupo ❤️Coisas da Bela Itália❤️