domingo, 27 de março de 2016
Rondelli - Roldana - Arruela
sábado, 26 de março de 2016
Os símbolos da Páscoa
A Páscoa, para os hebreus, era a festa que celebrava a passagem da escravidão do Egito para a libertação.
Já para os cristãos significa a passagem da morte para a vida, com a morte de Cristo e sua ressurreição.
Os ovos de Páscoa trazem a idéia de nascimento, começo de vida. Os cristãos primitivos aproveitaram o costume de presentear com ovos coloridos, realizado por muitos povos da antigüidade, para lembrar a ressurreição de Jesus. A substituição de ovos cozidos pelos de chocolate pode ser explicada pela abstinência de produtos de origem animal que alguns cristãos fazem durante a Quaresma.
O coelho tornou-se símbolo pascal por sua grande fecundidade. Representa a Igreja que, pelo poder do Cristo, é fecunda na missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
Fertilidade e a esperança de vida nova.
O Círio Pascal, uma vela grande que é acesa no Sábado de Aleluia, significa “Cristo, luz dos povos”. Os símbolos Alfa e Ômega, nela gravados, querem dizer que “Deus é princípio e fim de tudo”.
A luz da vela representa a ressureição de Cristo.
A cruz simboliza o sofrimento e a ressurreição de Cristo.
O Cordeiro é o próprio Cristo, “filho e cordeiro de Deus” que foi sacrificado para salvar a humanidade.
Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi
crucificado para libertar os homens de seus pecados.
O pão e o vinho, usados por Cristo na Última Ceia, eram os principais alimentos da época, e representam o corpo e o sangue de Cristo.
São símbolos para celebrar a vida eterna.
Aleluia é uma palavra hebraica que significa “louvem o Senhor com alegria”.
O bolo criado na Itália em forma de pomba, conhecido como colomba pascal, retrata a vinda do Espírito Santo de Deus.
A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.
Acesse nosso grupo no Facebook 🇮🇹❤️Coisas da Bela Itália❤️🇮🇹 e fique por dentro das curiosidades, cultura, gastronomia e tudo deste belo país.
quinta-feira, 24 de março de 2016
I pupi con L'uovo. - Os bonecos com ovo
Os bonecos com ovo.
O ovo é o símbolo para as festividades da Páscoa, mas sempre foi considerado, uma vez que mesmo antigo símbolo da vida, fertilidade e pureza.
Conta-se que na época da guerra ninguém tinha dinheiro para comprar nada para as crianças e aí criaram biscoitos com ovos para diversão da criançada.
A tradição acontece da região central da Itália para o sul, sendo muito forte o costume e tradição na Sicília.
Mesmo na Sicília, hoje há o uso de dar ovos de chocolate, mas o costume típico do "I pupi con l'uovo é de quase toda a ilha, para ter à mesa colorida de ovos cozidos e preparar "o fantoches cu l'óvulos "biscoitos de várias formas contendo, imersos ou afloramento, um ovo.
As formas destas sobremesas caseiras são muitas e muitas vezes curiosa, como os nomes com que são chamados nas regiões: aceddi cu l'óvulos, Panarina, cuddura, cudduredda .... são preparados nos dias antes da Páscoa e são relativamente fáceis de fazer de diversos símbolos e modelos, muito apreciado pelas crianças.
Vai ou está na Itália ? Tenha o prazer de saboreá-los!
sábado, 19 de março de 2016
Festa Del Papà
Dia dos Pais na Itália,
Começou nas primeiras décadas do século XX, para comemorar a paternidade dos pais em geral.
A festa é celebrada em várias datas ao redor do mundo, muitas vezes acompanhado pela entrega de um presente para seu pai e na Itália acontece sempre no dia de São José - 19 de Março.
Como em muitos países de tradição católica, Dia dos Pais é comemorado no dia de São José, pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria, um símbolo de humildade e dedicação.
No Martirológio Romano, 19 de março, n. 1: "Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria: homem certo, que era descendente de Davi, serviu como pai para o Filho de Deus, Jesus Cristo, que queria ser chamado de filho de José e ser seu submisso como uma criança a seu pai. A Igreja venera com especial honra-o como patrono, colocada pelo Senhor sob a custódia de sua família.
São José (San Giuseppe) na tradição popular também protege os órfãos, jovens solteiras e os menos afortunados.
Em algumas áreas da Sicília - sul da Itália, 19 de março se tem a tradição de convidar os pobres para o almoço. Em outras áreas do festival coincide com a festa do fim do inverno como ritos, queimando os campos para trabalhar e nas praças são acesas fogueiras a serem superadas com um salto.
O doce típico da festa tem variações regionais, mas se baseia principalmente nos cremes e / ou compotas com massa semelhantes aos do donuts.
Segundo a história, após a fuga para o Egito com Maria e Jesus, São José teve que vender panquecas para ser capaz de sustentar a sua família em uma terra estrangeira. Eles são feitos com massa semelhante a sopros de creme, uma forma plana, e pode ser frito ou cozido, encima é colocado normalmente creme e geléia de cereja.
Toscana e Umbria se espalhou como o típico panqueca de arroz doce, feito com arroz cozido no leite e aromatizado com especiarias e licores, depois frito.
No norte da Itália , no entanto, um doce típico da festa é o Raviola (concha pequena de massa ou de rosca massa dobrada sobre uma colher de geléia, creme ou outro recheado, em seguida, cozido ou frito).
Foto: Zeppole di San Giuseppe
A Trebbo di Reno, perto de Bolonha, realizada anualmente no terceiro domingo do mês de março, o tradicional e multicentenaria "festa de Raviola", que abrange ambos os ritos religiosos entre outros eventos que atraem parentes, visitantes e turistas do país.
Em algumas regiões da Itália central (especialmente Toscana, Umbria e Lazio) que são típicas de doces, sempre frito, feito com arroz cozido no leite, além de sabor doce vinho, uvas passas ou frutas cristalizadas e quais são chamados de panquecas.
Na Sicília, a tradição Catanese típico e se espalhou por toda a ilha, são as peças-doce frita em forma ou varas feitas de arroz, temperado com casca de laranja e mel, conhecido como rosquinhas de arroz ou arroz crispelle.
Um lindo dia doce para todos os pais do Grupo ❤️Coisas da Bela Itália❤️